Via Appia - Queen Games

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Um jogo de Michael Feldkötter para 2 a 4 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 45 minutos.



Componentes do Jogo
Componentes Partilhados do Jogo

  • 1 Tabuleiro de Jogo
  • 1 Pedreira e instruções de montagem
  • 1 Propulsor para empurrar pedras para a pedreira
  • 64 Pedras, em madeira, para serem empurradas para a pedreira
  • 46 Blocos para a construção da Via Appia
  • 41 Fichas de Bónus
  • 9 Fichas de Ponto de Vitória
  • 9 Marcadores de Cidade
  • 30 Sestércios
  • 16 Cartas de Rendimento
  • 4 Fichas Propulsor +1
  • 1 Ficha de Jogador Inicial
  • 1 Livro de Regras


Componentes de cada Jogador

  • 4 Carros de Transporte
  • 4 Peças de Jogador
  • 4 Marcadores de Pontuação
  • 4 Marcadores 50+
  • 4 Biombos

Objetivo do jogo
Roma precisa de uma ligação a Brundisium e os jogadores receberam a tarefa de construir a Via Appia, para permitir uma viagem rápida entre as duas cidades. Para criar a estrada, vão precisar de partir blocos de pedra na pedreira, viajar para Brundisium e colocar os blocos, criando assim o caminho que todos seguirão nos anos vindouros. Esta
viagem custa sestércios mas, em troca, trarás pontos de vitória e glória cruciais.

Preparação
1. Organiza os componentes: Coloca as fichas de bónus em cada segmento de estrada (A, B e C) no espaço correspondente desse segmento. Amontoa as fichas de pontos de vitória nos espaços designados, ao lado das cidades pela ordem 6-3-1 (de cima para baixo). Exceção: Num jogo de dois jogadores, usa apenas os 6 e os 1.
Coloca as pedras e blocos no tabuleiro, nos respetivos espaços de armazenamento. Mantém as Fichas Propulsor +1, Marcadores de Cidade, Marcadores 50+ e Sestércios perto dos jogadores, ao lado do tabuleiro.

2. Mistura as Cartas de Rendimento: Coloca 7 cartas de rendimento com a face para cima ao lado do tabuleiro de jogo e coloca as restantes cartas num monte ao lado destas, com a face para baixo.

3. Carregar a Pedreira: Desliza a pedreira para as ranhuras do tabuleiro. Carrega 4 pedras grandes, 8 médias e 12 pequenas na pedreira, dispondo-as aleatoriamente, assegurando assim uma preparação aleatória para cada jogo. Mantém o Propulsor pronto para usar ao lado do tabuleiro de jogo.

4. Distribui os componentes do jogo. Determina aleatoriamente um jogador inicial e dá-lhe a ficha de jogador inicial. Depois, cada jogador recebe:
1 Peça de Jogador na cor à sua escolha e coloca-a em Roma;
1 Biombo da cor escolhida, montando-o à sua frente;
1 Marcador de Pontuação da sua cor, colocando-o no espaço 1 do trilho de pontuação;
1 Carro de Transporte e coloca-o ao lado do seu Biombo.

Sequência de jogo
Os jogadores jogam no sentido horário. Durante o seu turno, o jogador ativo realiza uma das seguintes ações:
Rendimento
O jogador escolhe uma das cartas de rendimento com a face para cima e recebe o número de sestércios (do armazenamento geral) ou as pedras (do armazenamento de pedras)
Pedreira
O jogador pode empurrar até 2 das suas pedras para dentro da pedreira, uma de cada vez.
Construção da Estrada
O jogador adiciona 1 ou 2 blocos à Via Appia.
Viajar
Jogador move a sua peça de jogador 1, 2 ou 3 blocos para a frente. Isto custa-lhe 1, 3 ou 6 sestércios.

Final do jogo e pontuar final
O jogo termina no final da ronda em que:
um jogador tiver reclamado uma ficha de ponto de vitória em Brundisium
ou a construção da Via Appia estiver completa
Em ambos os casos, a ronda é jogada até ao fim, garantindo que todos os jogadores têm o mesmo número de turnos.

O jogador que tiver mais sestércios ganha 2 pontos de vitória; no caso de empate, todos os jogadores empatados recebem 2 pontos de vitória. Finalmente, os jogadores contam as suas fichas de bónus dos vários segmentos de estrada para determinar quem construiu mais blocos em cada segmento:
O jogador que construiu mais blocos num segmento ganha 8 pontos de vitória.
O jogador que ficou em segundo no número de blocos de um segmento ganha 4 pontos de vitória.
No caso de empate para o maior número de blocos, os jogadores empatados partilham os pontos de vitória para a primeira e segunda posição. No caso de empate para segunda posição, os jogadores empatados partilham os 4 pontos, arredondando para baixo.
O jogador com mais pontos de vitória é o vencedor do jogo; no caso de empate em pontos de vitória, os jogadores empatados partilham a vitória.



Quando pela primeira vez vimos as imagens da caixa do jogo, ficámos rendidos e quisemos ter de imediato um exemplar do jogo, mesmo sem sabermos o que se encontrava no seu interior. Tínhamos a certeza que não iriamos correr qualquer risco, ou não estávamos perante uma produção da “Queen Games”. Graças ao nosso parceiro Philibert, foi possível obter rapidamente um exemplar do jogo.
 Quando a caixa finalmente chegou às nossas mãos, ficámos ainda mais rendidos à sua ilustração. Está muito apelativa, é impossível ficar indiferente a uma ilustração tão bem conseguida.
Quando abrimos a caixa, ficámos surpreendidos com a grande quantidade de material que encontrámos. São 6 grandes cartões e dois pequenos cartões cheios de peças, que têm duas grandes divisórias para serem acomodadas. Mais uma vez, as preocupações ambientais da “Queen Games” pautaram pela ausência de sacos plásticos e elásticos para ajudarem na tarefa de acomodação dos vários componentes (que não são poucos). Contudo, podemos utilizar a pedreira invertida para criar mais divisórias e facilitar assim a tarefa de arrumar devidamente todos os componentes do jogo.
Os materiais escolhidos para todos os componentes são de qualidade, ou não tivéssemos perante uma produção “Queen Games”. De salientar a grossura dos componentes em cartão, nomeadamente as cartas de rendimento. São estes pequenos detalhes que definem o cuidado que uma editora tem na produção de um jogo.
As ilustrações das diversas peças que compõem o jogo estão boas, enquadrando-se na perfeição na sua função e conseguindo transmitir a sensação correta relativamente à época em que o jogo se desenrola. O tabuleiro do jogo está muito bem ilustrado. Está muito apelativo, dá gosto de olhar para ele. O tabuleiro tem um pequeno detalhe que demonstra o cuidado que houve na produção da “Via Appia”, tem umas pequenas ranhuras que servem para fixar a pedreira depois de montada, para que não se mexa, quando utilizamos o propulsor para empurrar as pedras.
O sistema da pedreira é uma das grandes novidades e originalidades que encontrámos neste jogo. Está muito bem pensada e enquadrada com o tema do jogo, desempenhando uma função essencial em toda a mecânica do jogo. Quem pensa que já não há possibilidades de criar ou inovar as mecânicas de um jogo de tabuleiro, tem aqui um bom exemplo, de como de uma forma simples e original se consegue fazer isso.
As regras do jogo têm apenas 2 folhas e 4 páginas. Surpreende como é possível haver tantos componentes para um jogo com regras tão pequenas. Mas é verdade! As regras estão muito bem elaboradas, explicadas e esquematizadas, de uma forma direta, sem quaisquer floreados para encherem páginas. Depressa percebemos a mecânica do jogo. No entanto, não pensem que estamos perante um jogo básico. Nada disso!
Apesar de só termos disponíveis 4 ações possíveis para realizar durante o nosso turno, cada uma delas está dependente, uma das outras, o que dá uma magia muito própria ao jogo. Existe uma interligação bastante grande entre as quatro ações, em que algumas delas não podem ser executadas, dada a sua dependência sobre outras ações. Isto aumenta o grau de dificuldade do jogo, ao mesmo tempo que requer um bom planeamento estratégico, da nossa parte, a cada momento do jogo, para que tenhamos uma boa sequência de turnos, fator determinante para que possamos alcançar a vitória.
Temos de ter pedras para acionar o propulsor da pedreira, pois só assim conseguimos obter as pedras, que podem ser trocadas por blocos de construção da estrada, tão importantes para alcançar o objetivo do jogo, a construção da estrada entre Roma e Brundisium. Sem esses blocos de construção colocados ao longo da estrada não é possível que as nossas peças de jogador possam viajar pelas cidades. Mas, para viajar precisamos de dinheiro, que pode ser obtido através da pedreira ou cartas de rendimento. Ao viajar para as cidades, as nossas peças de jogador obtêm pontos de vitória importantes para alcançar a vitória. Mas temos de ser os primeiros para obter o maior número de pontos de vitórias. Os pontos de vitória também podem ser obtidos através da construção da estrada quando colocamos os blocos de construção nos vários segmentos da estrada. Por aqui se pode ver, a interligação e a dependência das várias ações disponíveis no jogo.
Atenção à capacidade de carga do nosso carro de transporte, ela é limitada.
Temos de verificar quais os blocos de construção que precisamos e a situação de cada segmento de estrada em construção, ao mesmo tempo que observamos a posição das pedras na pedreira, para que não se gaste um turno e/ou pedras na pedreira, quando aquilo que pretendíamos não é possível de obter.
Atenção também à utilização das cartas. A partir do momento em que só três estão disponíveis, pode-se obter as duas possibilidades de escolha que estas oferecem. E quando fica apenas uma, o jogador que escolher essa carta, e para além de obter as suas benesses, recebe também uma ficha “propulsor +1”, que dá muito jeito para utilizar na pedreira.
Como podem verificar, as variáveis do jogo são muitas e estão bem elaboradas, dando ao jogo ritmo e interação, tornando-o muito interessante e muito desafiante. Não percam a oportunidade de jogar este “Via Appia”. Não vão dar o vosso tempo como perdido, antes pelo contrário, de certeza que vão ficar fãs deste jogo.

Tema/Objectivo









9
Mecânica/Regras









8
Componentes/Artwork









7
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









8
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









8
Preparação/Começar a jogar









7
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,8



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