Chromino - Asmodee




Um jogo de Louis Abraham para 1 a 8 jogadores, a partir dos 7 anos com a duração de 30 minutos.



Componentes do Jogo
  • 75 Fichas de Chromino, todas sem igual, usando combinações de 5 cores;
  • 5 Fichas de Chromino Camaleão, combinando 2 cores diferentes e um quadrado central com um símbolo;
  • 1 Saco contendo todas as fichas Chromino e usado para tirar as fichas;
  •  As instruções do jogo e um “Enigma”.

Princípio e Objetivo do Jogo
O princípio do jogo é jogar as tuas fichas de Chromino ao lado umas das outras com pelo menos dois contactos entre quadrados de cores idênticas.




Para além das 75 fichas básicas, há também 5 fichas de Chromino “Camaleão”. Tendo no seu centro um quadrado com um símbolo , estando este rodeado por 2 quadrados normais coloridos.
O quadrado central  de uma ficha Chromino Camaleão pode ser posicionado em contacto com qualquer outra cor. Isto significa que pode, por isso, estar em contacto com uma cor num lado e uma diferente do outro lado.
Cada jogador tenta ser o primeiro a jogar todas as fichas Chromino dadas no início do jogo ou tiradas durante o jogo.
O vencedor é o primeiro jogador a jogar todas as suas fichas Chromino.

Preparação do Jogo
  1. Antes do começar o jogo, os jogadores devem procurar por uma ficha Chromino Camaleão. Esta primeira peça deve ser posicionada, com o lado colorido para cima, no meio da mesa. Esta ficha Chromino irá ser a base em redor da qual o jogo irá ser construído.
  2. Todas as restantes fichas Chromino devem ser posicionadas no saco.
  3. A seguir, cada jogador alternadamente tira, aleatoriamente, 8 fichas do saco e posiciona-as na mesa à sua frente, sem as mostrar aos outros jogadores.
O jogo pode agora começar.


Modo de Jogar
Começa o jogador mais novo (ou o jogador inicial é escolhido à sorte). A seguir o jogo é jogado pelo sentido dos ponteiros do relógio…

Quando é o turno de um jogador, podem acorrer duas situações:
  1. O jogador tem uma ficha Chromino que pode posicionar na mesa de acordo com a regra do mínimo de dois contactos. Ele joga a sua ficha Chromino e o turno passa para o jogador à sua esquerda.
  2. O jogador não consegue posicionar qualquer uma das suas fichas Chromino: ele tem de tirar outra ficha Chromino, aleatoriamente, do saco (se houver alguma disponível).
  • Se ele puder, o jogador tem de posicionar a ficha Chromino. O turno passa para o próximo jogador.
  • Se não puder posicionar a ficha Chromino, o jogador tem de a guardar e passa o seu turno. O turno passa para o próximo jogador.
Deve-se mencionar que, quanto mais o jogo se espalha, mais possibilidades terás de cumprir com a regra dos dois contactos. É, de facto, possível de fazer 3, 4, 5 ou mesmo 6 contactos quando posicionamos uma única ficha Chromino.


Fim do Jogo
Logo que um jogador fique com apenas uma ficha Chromino, deve posicioná-la com o lado colorido para cima à sua frente, para que esteja visível a todos.
Um jogador não pode jogar uma ficha Chromino Camaleão como a sua última ficha. Se a última ficha que tiver for uma ficha Chromino Camaleão terá de tirar uma nova ficha.
O primeiro jogador a posicionar a sua última ficha Chromino, ganha o jogo. Contudo, os outros jogadores devem continuar a jogar até que termine o turno atual, e se outros jogadores conseguirem posicionar a sua última ficha Chromino, durante o último turno, eles irão ser declarados como vencedores.

  
As regras ou versão alternativa selecionada no início do jogo deve ser mantida por todo o jogo.
» Tirar novas fichas Chromino
No início do jogo, os jogadores podem acordar em:
  1. Seguir as regras básicas descritas na página anterior.
  2. Ou em continuar a tirar novas fichas até que o jogador tire uma ficha Chromino que possa posicionar em jogo, sem nenhum limite máximo do número de vezes que pode biscar num turno.
  3. Ou proceder com descrito em cima, mas com um número limite de vezes de tiragens sem sucesso num turno para 3 por exemplo, 4 ou 5.

» Bambino
Se estiveres a jogar o Chromino com crianças, podes ensiná-las a jogar, jogando o jogo como de um jogo de Dominó se tratasse, fazendo apenas um único contacto de cores idênticas entre os extremos das fichas.
Posicionando as fichas de Chromino Camaleão perpendicularmente (como se fossem um “double” num jogo de Dominó), o jogo poderá espelhar-se em várias direções, como é uma das especificidades do Chromino.



» Gerir a tua mão de fichas Chromino
No início do jogo, os jogadores podem acordar:
1)    Esconder as suas fichas Chromino (como já descrito).
2)    Ou - especialmente se o jogo está a ser jogado por um número grande de jogadores – posicioná-las com a face para cima em frente de cada jogador, para que os outros possam ver que peças cada um tem disponíveis.

» Jogo para Especialistas
È possível, e mesmo recomendado para jogadores regulares, em jogar o Chromino, dando uma pontuação por cada posicionamento de ficha, dependendo da complexidade da própria ficha e da posição em que esta é finalmente posicionada.
  1. É dada a cada ficha Chromino um valor igual ao número de cores diferentes de que é constituída (1, 2 ou 3 pontos – fichas Chromino Camaleão valem 3 pontos).
  2. À medida que cada ficha Chromino é posicionada, adiciona o valor da Chromino acabada de posicionar ao valor de todas as fichas posicionadas que estão em contacto com ela.
 
Quando sonhávamos com a possibilidade de concretizarmos uma parceria com a Asmodee, o Chromino era um dos jogos que tínhamos em mente, dada a nossa curiosidade em jogá-lo. Daquilo que já tínhamos lido, parecia-nos um Mind Game interessante que adoraríamos explorar. Quando a caixa do jogo chegou às nossas mãos ficámos surpreendidos com a sua dimensão. Tínhamos ideia que seria um pouco mais pequena. Contudo, a sua dimensão explica-se facilmente pela necessidade de acomodar as muitas fichas do jogo. A ilustração da caixa está q.b., transmitindo a ideia de estarmos perante um jogo abstrato. O seu interior tem um fosso central, onde as fichas do jogo são guardadas dentro de um saco em tecido, onde sobressai a marca do jogo (o título do jogo). Só é pena aparecer “made in china”… pois nem tudo pode ser perfeito. As fichas do jogo são de qualidade, e no verso podemos ver e sentir com os nossos dedos a marca do jogo em alto-relevo, dando um toque mais personalizado às fichas do jogo. As ilustrações neste jogo, resumem-se à caixa do jogo e às suas regras. O que é normal quando estamos perante um jogo abstrato de posicionamento de peças coloridas. As regras são muito fáceis e rápidas de compreender. As regras estão explicadas numa única página A4. A folha das regras só tem 1 folha A4, sendo a segunda página constituída pelas versões alternativas de jogar o jogo. Relativamente a este capítulo, achamos que a versão alternativa mais interessante é a Expert. No entanto, achamos que as regras normais são suficientes para tornar o jogo muito interessante e divertido. O Chromino requer muita atenção e uma boa gestão das fichas que temos em nosso poder, para evitar ficarmos numa situação em que não temos qualquer possibilidade de jogar uma das fichas que temos na nossa mão, obrigando a recorrer ao saco das fichas para tirar mais uma, sem que tenhamos a garantia que essa ficha possa ser jogada nesse turno. Não é fácil fazer uma gestão das nossas fichas, quando jogamos com mais de 3 jogadores, mas com alguma destreza e atenção à forma como estão a jogar os nossos companheiros de jogo, podemos conseguir fazer essa gestão e virar o jogo a nosso favor. O Chromino é um jogo muito interessante e divertido, é um bom Mind Game que recomendamos a quem gosta deste tipo de jogos, nomeadamente quem gosta de jogos como o Qwirkle, Stratopolis , Color Pop ou Crosswise. Contudo, quem nunca se aventurou neste tipo de jogos, tem aqui uma boa oportunidade de esquecer os mitos que ouviu falar sobre estes jogos e experimentar jogá-lo. As regras são muito fáceis o que possibilita começar a jogar de imediato, sem qualquer perda de tempo na preparação do jogo, o que é uma vantagem para cativar novatos a entrar neste mundo de sonho dos jogos de tabuleiro.

Tema/Objectivo









9
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,7


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Paulo Santos
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