Yedo - Eggertspiele




Um jogo de Thomas Vande Ginste e Wolf Plancke para 2 a 5 jogadores, a partir dos 14 anos, com a duração de 120 a 180 minutos. 
 
Japão, o ano 1605. Hidetada Tokugawa sucede ao seu pai como Shogun. Ele governa o país desde Yedo, a cidade conhecida hoje como Tokyo. Como um líder de clã, o teu objetivo é ganhar apreciação por parte do novo Shogun e alcançar mais fama que os teus rivais. Existem várias formas de alcançar o teu objetivo. Tentarás completar tantas missões gloriosas quanto possível, influenciar o Shogun durante audiências privadas, ou comprar várias mercadorias de luxo dos mercadores Europeus? Tudo depende de ti! Mas acautela-te quanto a eventos do destino, emboscadas e patrulhas que desafiam a tua astúcia e serenidade…Reúne então os teus discípulos e transpõe os portões de Yedo!

Objetivo do Jogo
Como líder do teu clã tentas ganhar mais Pontos de Prestígio quanto possível. Por norma ganhas Pontos de Prestígio completando Cartas de Missão, ativando Discípulos em certos locais do tabuleiro e tendo cumprido as tarefas de Cartas de Bónus no final do jogo. Cada jogador conta os seus pontos de Prestígio movendo o seu Marcador pelo Trilho de Pontuação no tabuleiro.

Componentes
 

Yedo é um jogo para jogadores determinados. Ocasionalmente o destino pode escrever-se de formas desagradáveis. Enquanto fortaleces o teu Clã podes encontrar bastantes contratempos.

Modo de Jogar
Um jogo de Yedo é jogado em 11 rondas. Cada ronda compreende as seguintes 7 fases que são sempre executadas na mesma ordem:
  1. A Fase de Preparação – Preparações para a ronda 
  2. A Fase de Licitação – Os jogadores licitam sobre espólios 
  3. A Fase de Evento – Um evento é revelado que afeta aspetos da jogabilidade 
  4. A Fase de Designação – Os jogadores colocam os seus Discípulos no tabuleiro e nos seus Anexos 
  5. A Fase da Patrulha - A Patrulha move-se e prende Discípulos no Distrito onde termina o movimento 
  6. A Fase de Troca – Os jogadores podem trocar espólios entre si no Distrito da Taberna e no Distrito do Mercado 
  7. A Fase de Ação – Os jogadores ativam os seus Discípulos para ganhar espólios, Pontos de Prestígio ou completar Missões
1.Fase de Preparação
Na Fase de Preparação realizam-se sempre estes 4 passos:
  • a) Move o Marcador Circular Cinzento no Trilho da Ronda um espaço para a frente para indicar o número da nova ronda. 
  • b) Todos os jogadores retornam os seus Marcadores dos espaços de Licitação e do espaço de Regresso (ver 2. Fase de Licitação) para o Trilho de Licitação pela ordem mostrada atualmente no Trilho da Ordem. 
  • c) Adiciona Mon do banco à Igreja no Distrito do Cais: Se a Igreja estiver vazia, coloca 3 Mon no seu espaço. Se ainda existe Mon na Igreja, coloca apenas 1 Mon no seu espaço. 
  • d) Cada jogador que é proprietário do Anexo “Dojo” recebe 1 Mon do banco.

2.Fase de Licitação
Durante a Fase de Licitação cada jogador pode participar em leilões para adquirir espólios extra. Em cada ronda, os mesmos tipos de espólio são levados a leilão. Existem 7 categorias: 
  1. Cartas de Ação 
  2. Cartas de Bónus
  3. Armas
  4. Anexos
  5. Geishas
  6. DiscípulosCartas de Missão
O jogador que ganha uma categoria do leilão com a sua licitação ganha a recompensa dessa categoria. 

3.Fase de Eventos 
Na Fase de Evento realizam-se sempre estes 2 passos:
  • a) Ajustar o mecrado 
  • b)Revelar uma carta de evento

4. Fase de Designação
Na Fase de Designação, os jogadores colocam os seus Discípulos disponíveis no tabuleiro ou nos seus Anexos para permitir a estes Discípulos executar determinadas ações na Fase 7. 
Pela ordem, cada jogador coloca um Discípulo de cada vez até todos os Discípulos terem sido colocados. O jogador cujo Marcador está mais adiante no Trilho da Ordem começa por colocar um dos seus Discípulos num: 
  • espaço de Designação livre num Distrito acessível 
  • OU dos Anexos que já construiu no seu tabuleiro de Clã
Então, o jogador que se segue no Trilho da Ordem coloca um Discípulo e por ai em diante. Após cada jogador ter disposto um Discípulo o primeiro jogador coloca o seu segundo Discípulo, etc. Isto continua até todos os discípulos serem dispostos.

5.Fase de Patrulha
Na Fase de Patrulha a Patrulha move-se para outro Distrito. Todos os Discípulos nesse Distrito são presos. A Fase da Patrulha é composta por 4 subfases:
  • a) Move a Patrulha para o próximo Distrito 
  • b) Jogar Cartas de Ação para influenciar o movimento da Patrulha 
  • c) Jogar Cartas de Ação para evitar que Discípulos sejam presos 
  • d) Prender Discípulos

6.Fase de Troca 
Na Fase de Troca certos jogadores podem trocar espólios entre si.
  • a) Trocar Armas no Distrito do Mercado 
  • b) Trocar todos os tipos de espólio no Distrito da Taberna

7.Fase de Ação
Durante esta Fase, todos os jogadores ativam os seus Discípulos para que realizem determinadas ações. 
Por ordem, cada jogador ativa um dos seus Discípulos: o primeiro jogador ativa, de seguida o que se segue no Trilho da Ordem e por aí em diante. Após cada jogador ter ativado o seu primeiro Discípulo, o primeiro jogador ativa o seu segundo Discípulo, etc. 

Se ativares um Discípulo num espaço de Designação no tabuleiro, podes: 
a) completar uma das tuas missões 
OU 
b) realizar uma das ações associadas com esse espaço de Designação 

Se ativares um Discípulo num dos teus Anexos podes: 
c) usar a habilidade especial desse Anexo

Fim do Jogo
Quando a 11ª ronda estiver completa, o jogo termina. O jogo pode acabar prematuramente se um jogador conseguir completar a mais difícil missão, “Kill the Shogun” (Matar o Shogun). A ronda em que isto acontece é levada até ao fim (para que cada jogador ative os seus restantes Discípulos). Depois, o jogo termina. Após o jogo terminar dá-se a contagem final dos pontos.



Quando o jogo foi lançado, fizemos várias pesquisas para saber mais sobre ele. As primeiras impressões com que ficámos, foi que estávamos perante um jogo um pouco pesado.
Graças à nossa parceria com a Eggertspiele foi possível obter um exemplar do jogo.
O Yedo marca o início de uma nova parceria no que diz respeito às traduções que o dreamwithboardgames tem vindo a oferecer. A partir de agora vamos contar com a colaboração do Diogo.
Quando a caixa do Yedo chegou às nossas mãos, o que despertou a nossa atenção, foi a dimensão da sua caixa, nomeadamente a sua profundidade. O que nos deixou com a sensação que iríamos encontrar uma grande quantidade de componentes no seu interior. Contudo, quando abrimos a caixa, deparamo-nos com um saco com os habituais componentes em madeira, uma grande quantidade de cartas em dois montes e cinco cartões com as habituais fichas para descartar.
A preparação do jogo é demorada. É um pouco maçuda. Convém experimentar este jogo num dia em que estejam com alguma paciência e com amigos que estejam preparados para esperar algum tempo antes de iniciar o jogo. Nada de pressas, há que perceber bem e conhecer bem todos os componentes e os espaços do tabuleiro do jogo. Verdade seja dita que as regras explicam e identificam muito bem todos os pormenores do jogo. Aconselhamos que façam uma leitura completa e atenta antes de iniciar o jogo, para que fiquem com uma ideia mais completa do jogo.
Na primeira ronda do jogo, não se preocupem em fazer a melhor jogada das vossas vidas. Realizem a ronda com a maior descontração para que possam conhecer melhor o jogo e a sua essência.
Ao início tudo pode parecer um pouco complicado. São muitas cartas, são vários os distritos do tabuleiro, são várias as missões que temos disponíveis para cumprir, etc. Mas, depois das 2 primeiras rondas do jogo, vão perceber que afinal, o Yedo é um jogo acessível, apesar das muitas combinações estratégicas que podem ser seguidas para que se ganhe o jogo. Todas as combinações que o jogo permite, têm sempre um único objetivo, conseguir obter o maior número de pontos de prestígio. Não há uma única receita para o sucesso. Uma das mais-valias deste jogo, é a enormíssima quantidade de combinações que podemos fazer com as armas, cartas, distritos, etc. que temos disponíveis. Tudo para que no fim tenhamos o maior número de pontos de prestígio.
As cartas de missão, além de ser um meio importante de obter os tão desejados pontos de prestígio, é o componente do jogo mais atrativo. A sua grande dimensão está interessante, assim como a história que cada carta de missão possui, para além da combinação que requer que seja cumprida para que possamos receber a sua recompensa.
Ao nível gráfico, o jogo está interessante. Os símbolos japoneses é coisa que abonda neste jogo, transmitindo bem as sensações do ambiente idealizado pelos autores do jogo. Existe uma excelente interação entre a história criada pelos autores e o modo de jogar o jogo.
O tabuleiro é grande e está bem ilustrado. Contudo, achamos que está demasiado confuso as ilustrações e os grafismos que nos indicam a funcionalidade de cada distrito do tabuleiro. Ao início é normal perdemo-nos um pouco ao olhar para o tabuleiro.
Os materiais do jogo são de qualidade. Ouve uma grande preocupação na produção do Yedo.
A caixa do jogo está bem ilustrada e é atrativa. O seu interior só tem uma divisória central para acomodar todos os componentes, oferecendo alguns sacos de plástico para arrumar os materiais do jogo.
Como líder de um clã, não te podes esquecer do teu objetivo principal, ganhar o maior número de pontos de prestigio. Para alcançares isso, tens de completar Missões, através das cartas de Missão, ativando Discípulos nos vários locais do tabuleiro e cumprindo com as tarefas das Cartas Bónus. Atenção que vais ter que utilizar o expediente de ativar os teus discípulos em locais específicos do tabuleiro, exigidos pelas cartas de missão, para que possas completar uma missão. Daí quem, por vezes vais ter que abdicar das recompensas que terias por ativar um discípulo num local do tabuleiro, para que possas completar uma missão.
Para completares uma missão vais precisar de vários coisas, como por exemplo armas e/ou anexos, para além do teu discípulo.
Cuidado com os movimentos da Patrulha, para evitares que percas os teus discípulos. Isso também pode ser evitado através de cartas de ação. Estas também têm outras utilidades que te podem ajudar a tua estratégia. E não descores as cartas bónus, podem ser uma ajuda suplementar no final do jogo rumo à vitória.
Por aqui se pode ver a panóplia de variáveis que tem o jogo. Cada jogador terá de as combinar da melhor maneira para alcançar a vitória.
O Yedo não é jogo para novatos, requer já alguma experiência no mundo dos jogos de tabuleiro, nomeadamente em jogos que requerem um bom planeamento estratégico, para além de muita atenção aos movimentos dos adversários. Contudo, não estejam à espera de grandes novidades ao nível da mecânica do jogo. No entanto, os autores conseguiram aproveitar o que já se conhece e que já foi bem testado a este nível noutros jogos, para criar um jogo interessante com alguma complexidade. Apesar de um preço não muito convidativo, aconselhamos que o devem experimentar, porque não vou dar o vosso tempo como perdido.

Tema/Objectivo









9
Mecânica/Regras









8
Componentes/Artwork









8
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









9
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









7
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









7
Apreciação Global7,8


dreamwithboardgames
Thomas Vande GinsteEggertspiele
Wolf PlanckeBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva
Carla Bispo

1 comentário:

Thomas vande Ginste & Wolf Plancke disse...

Thanks a lot for this very very beautifiull review. It's great to
see yedo spreading around the world.
And of course it's really important for us that people like you
make translations of the rules.
That's really very nice. This way , more people can try the
game!

I was so free to post the link to your page on the yedo
facebookpage:

http://www.facebook.com/yedogame

Many greetings,


Thomas & Wolf