Brass - Warfrog

Bem-vindo a Lancshire no século XVIII. O mundo está preste a mudar de algo a que quase podíamos chamar de medieval para aquilo que conhecemos como sendo o mundo moderno. Esta mudança será intitulada de Revolução Industrial, embora tenha levado algum tempo até que os historiadores tenham chegado a essa expressão.
Lancashire tornou-se no centro da indústria de algodão neste período, através do engenho de Crompton, Arkwright, and Watt, entre outros.
O poder do vapor foi combinado com novas máquinas, fábricas de algodão eram construídas, e minas eram perfuradas a grandes profundidades para fornecer o carvão para essas energias esfomeadas. O transporte do carvão requeria canais, depois caminhos-de-ferro, e assim a dança circular continua com a inovação a levar à inovação.
“Brass” é a minha tentativa de contar um pouco esta história num formato de jogo de tabuleiro. O nome do jogo vem do ditado “onde existe lixo existe cobre”, dito com sotaque de Yorkshire, brass passou a ser um termo local para dinheiro.
“Brass” é um jogo para 3 ou quatro jogadores e leva aproximadamente duas horas a jogar. O jogo está divido em dois períodos, o Período do Canal, e o Período dos Caminhos-de-ferro Cada período está dividido num número de fases. A Fase da Acção é fundamental a cada período. Tu irás ter cartas em tua posse, as quais irás usar para diferentes construções industriais e ligações de transportes entre elas. Os Pontos de Vitória são ganhos por indústrias que estão a dar lucro, com o vencedor a ser o jogador que obtiver mais pontos de vitória.
As regras foram estruturadas para te ajudar a preparar o jogo o mais rápido possível. As regras principais estão compiladas o mais resumidas possíveis, enquanto a secção de consulta dá mais detalhes e exemplos de como jogar.

Conteúdo
«» 1 Tabuleiro do jogo
«» 1 Livro de regras
«» 4 Folhas com fichas
«» 8 Discos em madeira
«» 66 Cartas
«» 30 Cubos pretos – Carvão
«» 25 Cubos laranjas – Aço
«» 1 Marcador preto
«» 100 Moedas plásticas
«» 7 Sacos plásticos
Cada jogador deverá ter:
«» 12 Fichas de fábrica de algodão
«» 8 Fichas de porto (âncora)
«» 7 Fichas de minas de carvão
«» 6 Fichas de estaleiros (barcos)
«» 4 Fichas de fundição de aço (máquina com 1 roda)
«» 14 Fichas de canal/caminhos-de-ferro
«» 2 Fichas de pontos de vitória (chapéu)
«»2 Discos de madeira
Existem também:
«» 12 Peças de mercados distantes (fichas grandes)
Fichas dos Jogadores
Cada ficha tem um duplo lado. As fichas de indústrias devem sempre ser jogadas de início no tabuleiro do jogo com o seu lado da frente. Elas são viradas quando certas condições são satisfeitas.

Se a ficha não tiver um canal ou caminhos-de-ferro dentro dela, então pode ser construída em ambos os períodos.

Inicio do JogoCada jogador deve escolher um conjunto de fichas e discos de madeira.
Cada jogador deve posicionar um dos seus discos de madeira no espaço £0 do trilho do rendimento/pontos de vitória.

Deves guardar as tuas fichas de pontos de vitória de lado, uma vez que elas não vão ser precisas até ao final do primeiro período.
Tens de organizar as tuas fichas de indústrias em montes do mesmo tipo. Cada monte de fichas deve ser ordenado por Nível Tecnológico, com o menor nível no topo e o maior nível por debaixo.

Coloca um cubo preto em cada espaço no trilho da procura de Carvão. Posiciona um cubo laranja em cada espaço de aço no trilho da procura. Coloca os restantes cubos ao lado do tabuleiro para formar um stock. Posiciona o marcador preto no espaço de cima do trilho da procura de algodão.

Baralhas as peças de Mercados Distantes e coloca-as, com a face virada para baixo, no espaço marcado com “Distant Market Tiles”.
Determina à sorte o primeiro jogador, numa maneira à tua escolha. A ordem de jogar deve seguir o sentido dos ponteiros do relógio, a partir desse jogador na primeira jogada. Marca a ordem de jogar no quadro indicador da Ordem de Jogar, usando um disco de madeira de cada jogador.
O dinheiro plástico deve ser posicionado num banco ao lado do tabuleiro do jogo. Cada moeda de prata vale £5, enquanto cada moeda de cobre vale £1. cada jogador começa o jogo com £30.
Agora, estás pronto para começar o jogo.
Modo de Jogar
O jogo está dividido em dois períodos, o Período do Canal e o Período dos Caminhos-de-ferro. Cada período consiste nas seguintes fases:
1. Cartas
2. Acções do jogador
«» Obter rendimentos
«» Jogar cartas segundo a ordem dos jogadores
«» Determinar a ordem de jogar para a próxima jogada
«» Reabastecer a mão
3. Pontos de Vitória
4. Novo Período
O jogo terminará no final do Período dos Caminhos-de-ferro.


FASE 1 - Cartas
Baralha todas as cartas ao mesmo tempo. Dá oito cartas a cada jogador.
Agora, remove o seguinte número de cartas, daquelas que restaram no baralho:
«» Quatro jogadores – no período do canal remove 6 cartas e no período dos caminhos-de-ferro remove 2 cartas.
«»Três jogadores – no período do canal remove 9 cartas e no período dos caminhos-de-ferro remove 6 cartas.

Sem as revelar, coloca estas cartas de lado. As restantes cartas são posicionadas, com a face virada para baixo, na caixa indicada no tabuleiro de jogo.


FASE 2 – Acções do Jogador
A fase de Acções do jogador, consiste num número de jogadas, as quais variam dependo do número de jogadores. Com quatro jogadores irão ser oito jogadas em cada período. Com três jogadores irão ser 10 jogadas em cada período.
Cada jogada do jogo, consiste nos seguintes passos:
«» Obter Rendimentos
«» Jogar Cartas pela ordem dos jogadores
«» Determinar a Ordem de Jogar para a próxima jogada
«» Reabastecer a mão

Repete a sequência acima até todos os jogadores terem jogado todas as suas cartas.


PASSO Obter Rendimentos
A posição do teu disco de madeira no trilho do rendimento/pontos de vitória mostra quanto dinheiro recebes do banco. Se o teu nível de rendimento for negativo, tens de pagar esse montante ao banco. Se não tiveres dinheiro suficiente para o fazeres, então tens de remover uma das tuas fichas de indústrias, (à tua escolha), do tabuleiro do jogo. Recebes o montante de dinheiro igual à metade, com arredondamentos para baixo, do custo de construção dessa ficha. Depois usas esse dinheiro para pagar o teu nível negativo de rendimentos. Podes vir a ter a necessidade de remover mais do que uma ficha de indústria do tabuleiro. Começas o jogo com zero de rendimentos!


Nível de Rendimento:
Sempre que vires uma ficha de indústria para o seu outro lado, avanças imediatamente o teu marcador de rendimento, no número de espaços, do trilho do rendimento, igual ao valor do circulo em ouro. A altura em que podes virar uma ficha, depende do seu tipo, o qual irá ser explicado com mais pormenor, mais à frente. O teu nível rendimento é reduzido sempre que efectues um empréstimo. Nunca podes ir acima dos £30 no rendimento.

PASSO Jogar Cartas
Pela ordem dos jogadores, cada jogador completa um conjunto de acções. Cada jogador completa o seu conjunto de acções, antes que a vez de jogar passe para o próximo jogador. Quando cada jogador tiver completado um conjunto de acções, este passo está finalizado.
Um conjunto de acções consiste no jogar de uma carta, depois executar uma acção, com essa carta, depois jogar uma segunda carta e executar uma segunda acção, com essa carta. Assim, cada jogador irá jogar duas cartas no máximo e efectuar duas acções durante a sua vez de jogar.
Excepções: Na primeira jogada do Período de Canal só podes jogar uma carta.
Podes associar duas acções numa só (ver a seguir).
Todas as cartas jogadas devem ser posicionadas num monte de cartas descartadas.
Cada carta dá-te a possibilidade de efectuar uma acção. As acções disponíveis são:
«» Construir Indústria
«» Construir Ligação de Canal ou Caminhos-de-ferro.
«» Desenvolvimento
«» Vender Algodão
«» Efectuar um Empréstimo

Podes também escolher em não efectuar uma acção, mas continuas a ter de descartar a carta que jogaste. Podes repetir a mesma acção.
O tipo de carta que jogares, só tem um efeito nas tuas opções se escolheres em Construir Indústria.

ACÇÃO: Construir Indústria
Para que possas construíres uma ficha de Indústria numa localização em particular, tens:
a) de ter jogado uma carta que te permita construir nesse lugar;
b) de coincidir o símbolo do espaço com a ficha da indústria que pretendes construir;
c) ser capaz de mover carvão para essa localização, se for necessário;
d) tirar um cubo de aço, se for preciso;
e) de ser capaz de pagar o montante completo pela ficha, a qual pode incluir custos adicionais por tirar cubos de um dos trilhos da Procura.

Jogar a carta adequada:
Existem dois tipos de cartas, cartas de localização e cartas de indústrias.
A carta de localização permite que construas nessa localização.
Uma carta de indústria permite que construas esse tipo de indústria. MAS só em localizações a que estejas conectado. No Período do Canal podes construíres em qualquer localização a que estejas conectado, através das tuas próprias ligações de canal. No Período da Caminhos-de-ferro podes construir em qualquer lugar a que estejas conectado, através das tuas próprias ligações de caminhos-de-ferro ou onde já tenhas uma ficha de indústria. Se jogares uma carta de indústria como a tua primeiríssima carta de “construção”, então podes construir em qualquer espaço que coincida com o símbolo da carta.

Importante: Existe uma conexão “virtual” entre Liverpool e Birkenhead, a qual funciona da mesma maneira como uma qualquer ligação de canal/caminhos-de-ferro possuída. Não pode ser utilizada para mover carvão através dela ou vender algodão.

Coincidir o símbolo:
Cada localização é feita de um número de espaços. Cada espaço contém um ou dois símbolos de Indústrias. Em todos os casos, a ficha que construíres tem de coincidir com um dos símbolos do espaço onde queres construir.

Mover carvão para construir uma ficha de Indústria:Se a ficha de Indústria que desejas construir tem o desenho de um cubo preto, então tens de ser capaz de mover um cubo de carvão para a localização onde pretendes construir a Indústria. Existem duas fontes de carvão, as minas de carvão e o trilho de Procura de Carvão. Sempre que possível, deves tirar um cubo de carvão das minas de Lancashire, a qual pode pertencer a qualquer jogador. Se não houver cubos de carvão que possas tirar legalmente de Lancashire, então podes tirar um, do trilho de Procura de Carvão. Existem duas razões porque não podes tirar carvão de Lancashire: não estás conectado com uma fonte, através de ligações de canal/caminhos-de-ferro, ou pode não haver mais carvão disponível em qualquer lugar de Lancashire. Se puderes tirar carvão de Lancashire, então deves tirá-lo da fonte mais próxima, a distância começa a contar nas ligações de canal/caminhos-de-ferro construídas, até cada fonte potencial. No caso de fontes equidistantes, escolhes de qual delas desejas tirar o carvão.
O carvão deve ser movido ao longo de ligações de canal/caminhos-de-ferro construídas até ao local onde pretendes fazer a construção. Podes mover o carvão através de uma Localização Externa. Quando o moveres até ao seu destino final, remove-o e coloca-o de regresso ao stock.
Se não for possível para ti, tirar o carvão de Lancashire, então podes tirá-lo do trilho da Procura do Carvão. Para o fazeres, o espaço onde estás a construir, deve estar conectado a um porto construído, através de ligações de canal/caminhos-de-ferro. Tens de pagar um montante extra por este cubo, conforme mostrado no Trilho da Procura. Se não existirem cubos no Trilho da Procura de Carvão, então podes tirar um do stock por um custo de £5. Este é considerado como se tivesse sido tirado do Trilho da Procura de Carvão.
Se tirares o último cubo de uma mina de carvão, então vira essa ficha para o outro lado. O proprietário da mina move imediatamente o seu marcador de rendimento no número de espaços ao longo do Trilho do Rendimento igual ao valor mostrado no círculo em ouro.
Nunca tens de pagar a outro jogador, se tirares um carvão da sua mina. Podes mover o carvão ao longo de ligações de canal/caminhos-de-ferro de qualquer jogador. Não pagas nada para mover carvão, mesmo que seja ao longo da ligação de outro jogador

Tirar aço para construção:Se a ficha da Indústria que desejas construir tiver um cubo laranja, tens de tirar um cubo de aço de qualquer lado. Se possível deves tirar primeiro de uma fundição de Lancashire, a qual pode pertencer a outro jogador. Não precisas de estar conectado à fonte por ligações de canal/caminhos-de-ferro. Não precisas de tirá-lo da fonte mais próxima.
Se não existirem cubos em Lancashire, então podes tirar um cubo do Trilho da Procura de Aço. Isto irá custar um montante adicional, conforme indicado. Se não existirem cubos no Trilho da Procura de Aço, então podes pagar £5 para tirar um do stock.
Depois de tirares o cubo, posiciona-o de regresso ao stock.
Se tirares o último cubo de uma fundição, vira a ficha para o seu outro lado. O proprietário da ficha move imediatamente o seu marcador de rendimento no número de espaços ao longo do Trilho do Rendimento igual ao valor mostrado no círculo em ouro. Nunca tens de pagar a outro jogador para tirares aço da sua ficha.

Pagar por uma ficha de Indústria:
Deves pagar o custo completo da ficha, mais o montante adicional de carvão ou aço, conforme explicado em cima. Esse dinheiro deve ser colocado na tua caixa de “Montante Despendido”.

Mais restrições nas construções:
Existe um número de outras restrições no que podes construir e onde podes construir. Tens de construir sempre a ficha de Indústria do topo de um dos teus cinco montes. Não podes construir uma Indústria com um nível tecnológico zero. Qualquer ficha com um símbolo de canal, só pode ser construída no Período do Canal, ou seja, não podes construir fichas de nível tecnológico 1 no Período da Caminhos-de-ferro. Qualquer ficha com um símbolo dos caminhos-de-ferro, só pode ser construída no Período de Caminhos-de-ferro. Cada espaço numa localização, só pode conter uma ficha.
No Período do Canal, cada jogador só pode ter uma ficha de Indústria numa localização. No Período da Caminhos-de-ferro, o único limite de quantidade de fichas que podes ter numa localização, é o número de espaços elegíveis disponíveis.
Quando constróis uma ficha, posiciona-a sempre com a face virada para cima.
Fábricas de algodão:
As fábricas de algodão produzem têxteis, os quais podes depois vender por via do porto. Vender algodão é uma acção e resulta na viragem da ficha para o seu outro lado.

Portos:
Os portos permitem às fábricas de algodão venderem a sua produção. Quando um porto é usado para vender algodão, é virado para o seu outro lado. Podes também tirar carvão do trilho da Procura de Carvão, através de um porto.

Minas de carvão:
As minas de carvão são fontes de cubos de carvão. Quando constróis uma mina de carvão, colocas um número de cubos em cima dela, conforme indicado na ficha. Uma mina de carvão é virada para o outro lado, quando todos os seus cubos tiverem sido removidos.

Importante: Se no lugar onde estás a construir a tua mina, ele estiver conectado a um porto construído, então TENS de mover imediatamente cubos de carvão da mina para preencher qualquer espaço vazio no trilho da Procura de carvão. Por cada espaço vazio que preencheres tiras um montante do banco igual ao montante mostrado do lado esquerdo do espaço do trilho. Preenches o trilho, começando por baixo até chegares ao topo. Este dinheiro é tirado depois de teres pago pela construção da mina de carvão, e não pode ser usado para pagar a mina de carvão. Nota que, se a tua mina de ouro não estiver conectada com um porto construído quando a constróis, mas depois fica conectada numa jogada mais tarde, NÃO podes mover os cubos da mina para o trilho da Procura de Carvão.

Fundições:As fundições são fontes de cubos de aço. Quando constróis uma fundição, posicionas um número de cubos de aço em cima dela, conforme indicado na ficha. Uma fundição é virada para o seu outro lado, quando todos os seus cubos, tiverem sido removidos.

Importante: No momento em que está a construir uma fundição, tens de mover cubos de aço da fundição para preencher qualquer espaço vazio no Trilho da Procura de Aço. Não precisas de estar conectado a um porto para o fazeres. Tiras um montante de dinheiro do banco por cada cubo que posiciones no trilho, da mesma maneira que o carvão.

Estaleiros:
Os estaleiros não têm uma função especial, eles são simplesmente uma boa maneira de ganhar pontos de vitória. Assim que construas um estaleiro, vira-o para o seu outro lado. Nota que, no Período do Canal, só irás ser capaz de construir um estaleiro em Liverpool, uma vez que Birkenhead e Barrow-in-Furness só são servidos por ligações de caminhos-de-ferro.

Construir sobre fichas de Indústrias:Podes sempre construir num espaço que já contenha uma das tuas fichas, desde que a nova ficha seja do mesmo tipo e tenha um nível tecnológico mais alto. A ficha antiga deve ser removida, juntamente com qualquer cubo que tenha em cima dela.
Podes construir em cima de uma mina de outro jogador com uma das tuas, só se não existirem cubos de carvão em Lancashire ou no trilho de Procura de Carvão. A tua mina de carvão tem de ter um nível tecnológico superior que aquela que está a substituir.
As regras de cima aplicam-se às fundições, podes substituir uma se não existirem mais cubos de aço em Lancashire ou no Trilho de Procura de Aço.
O nível de rendimento nunca é reduzido devido à remoção de uma ficha de Indústria.

Acções Associadas:
Podes combinar as tuas duas acções numa acção. Nesta única acção, podes construir em qualquer espaço disponível em Lancashire. Tens ainda de obedecer a todas as regras no que diz respeito à construção de uma ficha de Indústria. Tens ainda de jogar duas cartas.

ACÇÃO: Construir Ligação Canal/Caminhos-de-Ferro
A carta que jogares antes de seleccionares esta acção não tem efeito onde podes construir uma ligação.
Podes construir uma ligação de canal/Caminhos-de-ferro a qualquer potencial conexão, que estabeleça a ligação com uma das tuas fichas de Indústria ou está conectada a uma localização em que já tens uma ligação de canal/caminhos-de-ferro a dirigir-se a ela.
Os canais só podem ser construídos em possíveis ligações de canais. No Período do Canal as únicas ligações que podes construir são as ligações de canais.
Os caminhos-de-ferro só podem ser construídas em possíveis ligações de caminhos-de-ferro. No Período dos caminhos-de-ferro as únicas ligações que podes construir são as ligações dos caminhos-de-ferro. Cada ligação de caminhos-de-ferro requer um cubo de carvão, o qual tem de ser movido para uma das duas localizações em que a ligação de caminhos-de-ferro está a ser construída (a via é construída entre duas localizações). Assim, com a construção de fichas de indústrias, esse carvão tem de ser movido pela ligação de caminhos-de-ferro para o seu destino final, e tem de ser retirado primeiro de Lancashire, caso isso seja possível.
Podes construir uma ligação de uma localização Externa a que estejas conectado.
Podes construir duas ligações de caminhos-de-ferro numa única acção. Isso custa £15. Continuas a precisar de um cubo de carvão por ligação construída. Nunca podes construir duas ligações de canal numa única acção.

ACÇÃO: Desenvolvimento
A carta que jogares antes de seleccionares esta acção não tem efeito no desenvolvimento que podes efectuar.
Como uma acção podes remover e descartar uma ou duas fichas de Indústria do topo dos teus montes. Isto pode ser do mesmo ou de montes diferentes. Por cada ficha que removeres, tens também de tirar um cubo de aço do tabuleiro de jogo. Vê as regras de Tirar Aço para saberes onde podes tirar os cubos. Nunca podes adicionar fichas a um monte.

ACÇÃO: Vender Algodão
A carta que jogares antes desta acção não tem efeito sobre a tua capacidade de vender algodão.
Podes vender algodão de qualquer das tuas fábricas, com a face virada para cima. Cada fábrica tem de vender para um porto, com a face virada para cima, ou a um Mercado Distante. Trata separadamente cada fábrica a partir da qual efectuas as tuas vendas.
Para vender para um porto, com a face virada para cima, tens de estar conectado a ele. Vender algodão para um porto, com a face virada para cima, faz com que vires a fábrica e o porto. Podes vender o teu algodão para um porto pertencente a outro jogador, ele não pode impedir que o uses. Não tens que vender ao porto disponível que esteja mais perto e podes traçar uma rota até a um porto com a face virada para cima, qualquer um que desejes vender.
Para vender para um Mercado Distante, a tua fábrica tem de estar conectada a um porto construído. Uma única venda implica que tenhas de virar a peça do topo do monte do Mercado Distante e mover o marcador da Procura de Algodão para baixo no número de espaços no trilho, conforme indicado na peça. Se o marcador não alcançar o espaço mais baixo, então podes virar a tua fábrica de algodão. Depois ganhas um montante adicional de dinheiro pela venda, conforme indicado ao lado do trilho. Fazes isto sempre que vendes a este mercado. Posiciona a peça que removeste para debaixo do monte. Se o marcador da Procura de Algodão alcançar o espaço do fundo, então não viras a tua fábrica. Mais nenhum algodão pode ser vendido para o Mercado Distante, por qualquer jogador durante o resto do período e todas as peças de Mercados Distantes devem ser removidas da caixa.

ACÇÃO: Efectuar Empréstimo
A carta que jogares antes de seleccionares esta acção não afecta na quantidade de dinheiro que podes contrair num empréstimo.
Podes efectuar um múltiplo de £10, até o máximo de £30. Por cada £10 que tirares do banco, tens de mover o teu disco de madeira em um disco para baixo no trilho do Rendimento. Não é possível movê-lo abaixo de -£10. Não podes efectuar um empréstimo quando o baralho de cartas estiver esgotado no Período da Caminhos-de-ferro.

PASSO: Ordem de Jogar
A ordem de jogar é ajustada de acordo com o montante de dinheiro, que cada jogador tenha despendido nessa jogada. Quem tiver despendido menos dinheiro é o primeiro a jogar, e quem tenha despendido mais, é o último a jogar. O montante despendido é determinado através da contagem do dinheiro das caixas dos Montantes Despendidos. Na eventualidade de um empate, a aquele de entre os jogadores empatados, que na antiga ordem de jogar, estivesse posicionado primeiro, na nova ordem de jogar, irá também ficar numa melhor posição do que os outros. Agora remove e coloca de regresso ao banco todo o dinheiro das Caixas de Montantes Despendidos.

PASSO: Reabastecer a MãoCada jogador tira para a sua mão até ter oito cartas, no total,. Se o baralho estiver esgotado, então nenhuma carta é retirada. Continuas a jogar com as cartas que ainda tens na tua mão. Quando todos os jogadores tiverem jogado todas as suas cartas, então o período termina, e prossegues para a próxima Fase.

FASE 3 – Pontos de Vitória
Cada ligação de canal/caminhos-de-ferro vale um número de pontos de vitória igual à quantidade de círculos em ouro das duas ligações a que está conectada. Cada ficha de Indústria tem um círculo em ouro na sua traseira. Cada localização externa tem dois círculos em ouro. Existe também dois círculos em Blackpool, Southport e Northwich.
Cada ficha de Indústria vale um número de pontos de vitória igual ao número no hexágono. Só fichas que tenham sido viradas marcam pontos de vitória.
Se for o fim do período dos caminhos-de-ferro, então os jogadores também marcam 1 ponto de vitória por cada £10 que tenham em seu poder.
Todos os jogadores marcam o seu total de pontos de vitória no trilho do rendimento/pontos de vitória, usando as suas fichas de pontos de vitória. Usa a segunda ficha, se pontuares mais do que 100 pontos.

FASE 4 – Fim do PeríodoSe acabaste de completar o Período do Canal, então remove do mapa, todos os canais e fichas de Indústrias do nível 1, juntamente com qualquer cubo que elas tenham. As fichas de canal regressam aos seus proprietários. As fichas de indústrias que foram removidas são descartadas. Não podes reduzir o teu nível de rendimento quando removes uma ficha
Baralha todas as peças de Mercados Distantes e faz um novo monte. Coloca-o na caixa apropriada.
Move o marcador da Procura de algodão para o espaço do topo do trilho da Procura de algodão.
Agora começa o Período da Caminhos-de-ferro. Nota que jogas duas cartas na primeira vez de jogar no período dos caminhos-de-ferro. Não te esqueças de remover as cartas do trabalho.
Se tiveres acabado de terminar o Período dos caminhos-de-ferro, então o jogo terminou.

Fim do Jogo
O jogo gemina no fim do Período dos caminhos-de-ferro. O jogador com o maior número de pontos de vitória é o vencedor. Na eventualidade de um empate, o jogador de entre os jogadores empatados que tiver o nível de rendimento maior é o vencedor. Se o empate prevalecer, então o jogador com mais dinheiro é o vencedor. Se mesmo assim o empate ainda existir, então determina a ordem de jogar para a próxima jogada, sendo o vencedor aquele que for o primeiro.


A parte do jogo que irás encontrar mais difícil de perceber é a que diz respeito ao tipo de indústrias que podes construir e onde construí-las. Quando dominares esta parte do jogo, o resto é relativamente simples. Gostaria que houvesse uma maneira mais rápida de fazer as regras mais fáceis de perceber, mas ainda não descobri como. O maior problema é que tens de guardar um número de factores na tua cabeça quando constróis. Precisas de ter a certeza que a carta que jogaste irá permitir que construas na localização desejada. Isto significa verificar se os símbolos da carta, da ficha e do espaço são iguais. As cartas de indústrias são mais complicadas de usar que as cartas de localização, assim venhas a precisar de traçar uma conexão para uma das tuas outras fichas, por via das tuas próprias ligações de canais/caminhos-de-ferro. O que depois te faz confuso duplamente, é o facto de poderes ou não de precisares de carvão para construíres. O carvão tem de ser transportado ao longo de ligações de canais/caminhos-de-ferro, o que significa que precisas de planear com cuidado. É provável que faça sentido começar por construir Indústrias que não requerem carvão, só para te habituares com os mecanismos básicos. Não te preocupes com a necessidade do aço para construir, uma vez que esta mercadoria não exige canais ou caminhos-de-ferro, para ser transportado até ao seu destino final.
Quando começas o jogo, não tentes ser demasiado ambicioso, mantém pensamentos simples. A tua primeira acção deve ser construir quer uma fábrica de algodão, ou quer um porto. Se construíres uma fábrica de algodão, então tenta construí-la o mais perto possível de Manchester. Se construíres um porto, Liverpool ou Preston são bons lugares para começar.
Para construíres essa fábrica de algodão tanto podes jogar uma carta de localização, neste caso simplesmente constróis nessa localização, ou uma carta de Indústria. Se usares uma carta de Indústria, então podes construir em qualquer localização com o símbolo de uma fábrica de algodão, uma vez que ainda não tens qualquer outra ficha no mapa.
Quando tiveres uma ficha no mapa, é boa ideia construíres um canal a partir dela. Os canais dão-te grande flexibilidade no uso das tuas cartas de Indústria. Eles também te dão um montante aceitável de pontos de vitória. Uma vez usados para construir indústrias que não requerem carvão, podes depois começar a construir indústrias que precisam de carvão. Precisas de planear com cuidado para teres a certeza, de que estás a conectar a uma fonte de carvão. O ideal era que eles fossem teus, mas mão é necessário. Estar perto de um porto ou de uma localização externa é sempre bom, uma vez que, isso te dá a oportunidade de comprar carvão do Trilho da Procura do Carvão.
Com as fábricas de algodão procura estar conectado a um porto. Estar conectado a fichas de porto que sejam tuas, é a melhor situação, já que quando venderes o teu algodão, podes vendê-los nos teus portos. Quando mais algodão venderes numa única acção, melhor, uma vez que, assim dás um uso mais eficiente ao teu número de acções limitadas. Contudo, se atrasares demasiado as vendas, podes descobrir que não existe mercado para o teu algodão. Vender ajuda-te a aumentar o teu rendimento bastante cedo, dando-te a oportunidade de contrair um empréstimo sem teres que entrar nos rendimentos negativos. As fábricas de algodão são certamente mais lucrativas que os portos. A vantagem dos portos é que eles são mais baratos de construir e nunca requerem carvão ou aço. Eles devem fazer parte do teu “portofólio” de indústrias, mas não penso que eles sejam os mais importantes.
Quando tiveres algumas fábricas de algodão e portos construídos e a produzir, podes considerar em ir para o aço. Uma boa altura para construir uma fundição é quando alguns cubos tenham sido tirados do Trilho da Procura de Aço. Isto significa que podes obter normalmente o reembolso imediatamente de alguns custos de construção, e irás também estar perto de ser capaz de virar a tua fundição para o seu outro lado.
O carvão não está numa grande procura no Período do Canal. Contudo, uma vez no Período dos Caminhos-de-ferro começam a ser cruciais. Tenta acabar o Período do canal com pelo menos uma mina de carvão com carvão já em cima dela (e uma que não venha a desaparecer no fim do período). A mina irá actuar como sendo um centro de expansão para a tua rede de caminhos-de-ferro no Período dos Caminhos-de-ferro.
Os estaleiros oferecem a promessa de muitos pontos de vitória, mas são muito caros de construir, em termos de dinheiro e de acções de desenvolvimento. Podes decidir em ignorá-los e ter ainda uma boa hipótese de ganhar o jogo. Contudo, se outro jogador também ignorar os estaleiros, então eles podem rapidamente se tornar num bom investimento, uma vez que não irás ter concorrência para os espaços de construção disponíveis.
Irás precisar de fazer algum desenvolvimento durante o jogo. tens de te assegurar que começas o Período dos Caminhos-de-ferro sem muitas restrições no que construir. È bom ter algumas indústrias de nível tecnológico 2 no tabuleiro no final do Período do Canal, já que actuam como sendo o centro para a tua expansão a partir do Período dos Caminhos-de-ferro. Não te esqueças que no Período de Caminhos-de-ferro podes ter mais do que uma ficha numa localização. O maior problema que irás ter com as construções é obter carvão. Estar perto de uma localização externa ou porto é bom, uma vez que, podes tirar carvão do Trilho da Procura de Carvão.
Como as cartas só têm um impacto numa das possibilidades de acção que podes efectuar, podes questionar o porquê de elas estarem todas no jogo. Não existe uma resposta simples, eu acabei por descobrir que o jogo funciona melhor com elas, do que sem elas. As cartas limitam onde podes construir, mas se planeares bem, podes ultrapassar qualquer limitação maior.
Ajuda muito olhar cuidadosamente para a tua mão no início do jogo, e ver se tens um grupo de localizações que estejam perto umas das outras. Ter fichas próximas umas das outras é normalmente uma boa coisa, uma vez que, significa frequentemente que é mais fácil para ti construir uma rede eficiente de canais/caminhos-de-ferro. Usa as cartas para planear a tua estratégia. Tem cuidado quando usas cartas para efectuar outras acções, assegura-te que essas cartas são “inúteis”.
“Brass” é uma corrida de longa distância. Não te preocupes se no fim do Período do Canal está para trás dos pontos de vitória. Existem mais pontos disponíveis no Período dos Caminhos-de-ferro e é comum que o primeiro líder caía depois do segundo período.

Apesar de não fazer parte da minha lista do Top 10, estamos perante um jogo de qualidade, não fosse o seu autor, Martin wallace, contudo estava à espera de mais...

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Já traduzi as regras do jogo para Português


Paulo Santos
Paulo Santos
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Maria Constança Silva

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